5 Passos para sua empresa ter Sucesso na Internet

Tempo de leitura: 7 minutos

Vou ser sincero, nem sempre tivemos sucesso com negócios na internet…

Tenho formação na área de TI e por muitos anos trabalhei na área técnica, tive Fábrica de Software e prospectava meus clientes no “modo antigo”. Ou seja, batia de porta em porta e tentava do modo mais difícil e mais custoso conquista-los.

Depois que fundei minha primeira Startup, o Saída VIP, comecei a estudar Marketing Digital, Empreendedorismo e Negócios. Até então, apesar de ter algum sucesso na minha primeira empresa, não entendia nada de gestão ou negócios.

Cresci de forma totalmente empírica e, pelo simples fato de gostar muito de atender clientes e atuar em projetos.

O Saída VIP fracassou como investimento, mas sucedeu como “escola”. Foi um excelente aprendizado e só quem passa por experiências como essa sabe do que estou falando.

Minha segunda Startup talvez você já tenha ouvido falar, foi o Gerenciar o Tempo Agora. Acreditei muito nesse projeto desde o começo e investi o que tinha e o que não tinha para que ele se tornasse realidade.

Como todo negócio, achei que fosse ser uma explosão de vendas já nos primeiros meses porque eu acreditei ter descoberto uma “fórmula” de vender pela internet mas, você deve imaginar que não foi bem assim.

Demorei muito tempo e sofri com todos os empecilhos que um negócio digital oferece e você pode às vezes nem imaginar o tamanho desse desafio. Minha inexperiência durante muito tempo martelou minha cabeça como se fosse um atestado de fracasso no mundo digital:

“Será que vou ser incapaz de ter um negócio digital de sucesso?”

Mas não desistimos, eu e meu sócio Evandro fomos bastante persistentes. Afinal, era o projeto de nossas vidas. Depois de investir uma bela quantidade de dinheiro, mas sem perder as esperanças, descobrimos que alguns fatores são cruciais para que um negócio tenha sucesso na internet.

Entretanto, é importante deixar claro que depois desse “boom” que o Inbound Marketing deu no Brasil nos últimos anos, o interesse dos empresários em posicionar seu negócio rapidamente na internet aumentou exponencialmente.

O que acontece é que as empresas saem no mercado a procura de quem possa ajuda-las e o problema é que, muitos profissionais no mercado não têm histórico para gerar valor real para seus clientes, e esse é o verdadeiro problema!

Pelo fato dessa ser uma estratégia ser muito nova para posicionar (e vender) um negócio na internet, muitos aventureiros se aproveitam da falta de conhecimento das empresas e oferecem seus serviços sem uma preocupação real com o RSI (Retorno Sobre o Investimento).

O pior é que às vezes essa preocupação até existe, mas eles não têm experiência suficiente para lidar com esses números. O fato é que Marketing Digital é muito mais Engenharia do que Criatividade. Ou seja, a gente costuma dizer que é uma ciência de muita tentativa e erro, onde quem já errou mais, tem mais condições de chegar ao lugar certo.

Levamos dois anos para começar a ter resultados satisfatórios. E não foi por falta de curso e mentoria com especialistas, pois estávamos acompanhados desde o começo dos melhores e por muito tempo o resultado simplesmente não chegava.

Faltava maturidade, faltava testar um pouco mais para depois acertar em cheio, faltava um passo a passo que você precisa seguir para que tenha sucesso e por muito tempo, pulamos algumas etapas que acreditamos na época não serem tão necessárias.

Depois que descobrimos esse passo a passo, tudo começou a fazer mais sentido, fizemos alguns ajustes na estratégia e nosso resultado simplesmente alavancou de forma impressionante.

Nos primeiros 45 dias faturamos exatamente o mesmo que no ano anterior inteiro. Você deve imaginar o tamanho da alegria que sentimos que esse resultado aconteceu.

Sendo assim, esses 5 passos são:

1. Entendimento

entendimento-raio-x-negocio-24-7

É a principal etapa do seu projeto, é o pilar de qualquer estratégia digital bem sucedida. É a fase onde você precisa fazer o Raio-X do Propósito de Compra do seu cliente ideal. Aqui você vai descobrir exatamente as verdadeiras motivações para tomada de ação direcionando ele para compra sem que ele perceba.

Muita gente faz isso de forma simplista e só percebe o problema quando o projeto já está em estágio avançado e pensa que precisa ajustar um “detalheziiinho” nas páginas que vai começar a explodir as vendas.

Na verdade, muitas vezes é necessário reestruturar todo o projeto (e, só para você entender, já fizemos isso três vezes no nosso portal de cursos).

2. Estrutura

estrutura-negocio-24-7

Depois que você já fez o planejamento, estratégia e toda parte filosófica necessária, você vai precisar da estrutura apropriada. Um site, um blog, plugins, mídias sociais, Landing page e todo aparato tecnológico que ajude você a ter uma conversão melhor, e consequentemente, mais vendas.

Existem milhares de ferramentas e é comum achar que o pulo do gato é usar um software diferente ou combinar um conjunto de plug-ins e por si só o negócio já tende a ter resultado.

Aliás, isso pode ser uma grande pegadinha: perder tempo e dinheiro trocando de ferramentas em busca da ideal achando que esse é o grande diferencial.

3. Espiral do Sucesso

espiral-do-sucesso-negocio-24-7

Está dividido em três sub-itens:

  1. Planejamento de conteúdo estratégico;
  2. Execução, ou seja, colocar em prática;
  3. Avaliar os resultados e melhorar a estratégia.

O ideal é que você repita o Espiral do Sucesso mensalmente, avaliando o que foi feito, o que deu certo, o que deu errado e quais os próximos passos. Conforme diz a famosa frase: “nenhum planejamento resiste ao campo de batalha”.

E por esse motivo o essencial é você reavaliar mensalmente sua estratégia.

Se você não fizer sistematicamente essas três etapas, é normal que você fique andando em círculos sem subir para o próximo degrau da sua estratégia.

4. Funil de Vendas

funil-de-vendas-negocio-24-7

Onde você vai estruturar exatamente a linha de raciocínio e quais são as etapas de venda do seu produto ou serviço, quanto tempo dura essa interação via internet e como fazer para melhorar a conversão de cada etapa.

Para que você tenha sucesso com seu funil, cada etapa tem apenas dois objetivos: cutucar uma dor e matar uma objeção para assim, seu lead pular para a próxima fase do seu processo estruturado de compras.

5. Automação de Marketing e Vendas

automacao-de-marketing-e-vendas-negocio-24-7

Aqui onde a magia acontece, e é quando seu negócio atinge o nível de maturidade necessária para criar uma legião de interessados em fazer negócio com você 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Lembrando que testar faz parte de todo o processo. Tanto testar a tecnologia quanto testar a estratégia. O monitoramento e as métricas de atração e conversão são necessárias em todo o processo para mudar a vela e acertar a direção o mais rápido possível.

Por esse motivo, é importante respeitar o processo de maturação de cada fase. Não adianta querer acelerar o processo saltando etapas. Muitas pessoas quando nos conhecem falam:

“Quero automatizar meu Marketing e Vendas na internet!”

Na verdade, todos queremos. Só que não faz sentido automatizar um negócio que não está funcionando direito. Inclusive, pode ser que você já tenha um negócio bem sucedido e estruturado no “mundo real”, o que pode ajudar muito na criação das estratégias, mas não é garantia de sucesso.

14-erros-das-empresas-no-instagram-mito

Depois que aplicamos esse sistema respeitando cada etapa, sem saltar, nosso negócio deu um salto. Foi incrível e torço para que você consiga o mesmo na empresa em que você trabalha.

Muitos profissionais pensa que na internet tudo é rápido. Talvez façam a associação com a velocidade que a tecnologia evolui, mas não caia nessa de querer resultado para ontem. Negligenciar etapas só vai fazer você dar com os burros n’água, ter que recomeçar o projeto, perder tempo e dinheiro.

Desejo que a sua empresa se torne uma lenda através da internet.

E gostaria de conhecer os resultados que você está tendo, compartilhe comigo comentando mais abaixo ou ainda se preferir me mande um email. É só fazer seu cadastro aqui no Blog que você terá meu endereço de email.

Sucesso sempre!!

5.00 avg. rating (100% score) - 3 votes