Marketing Digital para Pequenos Negócios

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Este foi um artigo que escrevemos para a Revista Click VIP. Espero que você goste e lembre de dar a sua opinião nos comentários. Boa leitura!


As empresas já se deram conta que divulgar seu empreendimento na internet é um bom negócio, mas muitas delas ainda estão investindo nas coisas erradas que não trazem resultado e por isso se frustram.

Sei disso porque nós investimento exatos R$ 121.847,79 em Marketing Digital no nosso próprio negócio e demoramos muito para descobrir o que dá resultado de fato.

Para uma grande empresa esse valor pode não significar muita coisa, mas para uma pequena empresa é significativo e inclusive pode até inviabilizar o negócio.

Erramos bastante e muitas vezes pensamos em desistir de investir em Marketing Digital, mas depois de muito persistir passamos a focar nas poucas ações que geram resultado.

Existem dezenas de canais onde é possível fazer Marketing Digital como por exemplo: Site, Blog, Facebook, Youtube, Snapchat, E-mail marketing, Instagram, Whatsapp, Twitter, Tumblr, Linkedin, etc. Além disso existem dezenas de estratégias diferentes para cada canal desses.

Diante disso um dos maiores inimigos de quem faz Marketing Digital é a distração, querer fazer tudo ao mesmo tempo porque está na moda e acabar não fazendo nada bem. Dependendo do tipo do negócio e do seu tamanho tem um canal que é o ideal.

Para a grande maioria dos pequenos negócios recomendo duas plataformas simples e eficientes que são o Instagram e Facebook. Usando apenas essas duas plataformas do jeito certo já é possível conquistar muitos clientes, mais do que você imagina.

Recomendo o Instagram porque é uma mídia que vem crescendo muito e está se adaptando para criar funcionalidades voltadas para o comércio. Já são 35 milhões de usuários ativos no Brasil e com uma característica muito especial, seus seguidores são bastante fiéis e engajados.

Além de ter poucas distrações o Instagram foi feito para ser acessado via celular e cada vez mais as pessoas estão acessando as mídias sociais através do seu Smartphone.

Por outro lado o Facebook já é uma rede social consolidada onde até as pessoas pouco familiarizadas com internet tem uma conta lá. Outra grande vantagem do Facebook é a possibilidade de viralização. Esse efeito acontece quando um conteúdo é amplamente compartilhado e isso é fácil acontecer no Facebook. A ferramenta de anúncios deles possui muitos recursos interessantes e recentemente lançaram a possibilidade de entrar ao vivo (Live).

As duas plataformas citadas tem uma outra vantagem que é serem da mesma empresa, o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012, logo é muito fácil integrar as estratégias.

Acredito que a melhor forma de divulgar seu negócio através das redes sociais (Instagram e Facebook) é gerando valor para os seguidores antes de querer vender algo a eles. É um grande erro usar a página da sua empresa no Facebook e sua conta de Instagram apenas para publicar seus produtos e promoções.

estratégia nas redes sociais

Você perderá engajamento e a simpatia do público muito rápido. Com o tempo seu canal se tornará irrelevante e esquecido.

Uma das melhores formas de gerar valor é através de conteúdo (com estratégia) para que as pessoas queiram visitar o perfil da sua empresas todos os dias. Esse conteúdo por ser em texto, foto ou vídeo.

Ajudar o público sem cobrar nada fará seu canal ser muito visitado, ter seguidores fiéis e engajados. O alto engajamento refletirá em curtidas e comentários que é a primeira etapa do sucesso da sua empresa na internet, mas só isso não vai trazer clientes.

Depois que sua empresa chegar nesse estágio é importante fazer campanhas inteligentes para transformar seguidores em clientes. Por exemplo, você pode dar algum tipo de presente para quem adicionar sua empresa no Whatsapp e depois você oferece seu produto.

Para finalizar, entenda que o consumidor nas redes sociais quer interagir, ou seja, comentar e ser respondido. Não adianta você investir em Marketing Digital para atrair as pessoas e depois não respondê-las. Por mais que você coloque o telefone para eles ligarem a maioria dos visitantes da internet preferem escrever por ali mesmo.

O marketing através da internet não é mais uma tendência, é uma realidade. Não fique de fora pois seu concorrente pode ganhar espaço a ponto de você não conseguir mais alcança-lo.

Divulgue seu negócio 24 horas por dia e 7 dias por semana através da internet!

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