5 Erros das Empresas no Instagram

Tempo de leitura: 8 minutos

Em 2012 comecei a investir profissionalmente em Marketing na Internet. Estava bastante esperançoso que meu negócio iria dar um salto de crescimento. Lembro da emoção como se fosse hoje, sentia muito forte dentro de mim que tinha tomado a decisão certa!

Já vou te contar mais detalhes dessa minha empresa, logo mais adiante.

Essa minha decisão tinha um fundamento porque quantidade de usuários na internet só crescia a cada ano. Já naquela época não tinha como ficar de fora porque a concorrência iria ganhar espaço e sabia que depois seria muito mais difícil se posicionar.

Então busquei quais eram as melhores práticas de Marketing Digital, cursos, consultorias e empresas que faziam esse tipo de trabalho e sempre tinha a sensação que todo mundo estava no estágio de aprendizado…

Por isso fui buscar fora, fiz cursos online de grandes especialistas nos EUA e também fui lá fazer curso presencial com profissionais que estavam faturando alto com Marketing Digital.

Ai sim aprendi estratégias testadas e comprovadas, voltei completamente ansioso para colocar tudo em prática. No avião mesmo já vinha desenhando como seriam as campanhas.

Fiz tudo conforme aprendi, revisei 10x, pedi para outros amigos que estavam tendo resultado com Marketing Digital analisarem.

Sempre acreditei que para colher tem que plantar antes, então investi um bom dinheiro em links patrocinados para essa primeira campanha de lançamento do produto e tive incríveis…

ZERO VENDAS!!!

Exatamente isso… Fiquei completamente frustrado me perguntando onde foi que errei. A tristeza tomou conta de mim, estava inconformado me sentindo um inútil. Verifiquei se tinha colocado algum link errado, mas não foi esse o problema…

Depois de absorver essa decepção levantei a cabeça e junto com meu sócio, Luiz Gustavo, fizemos tudo de novo! Somos brasileiros, não desistimos nunca rsrs.

Com o aprendizado fizemos melhorias e tivemos as primeiras vendas que vieram através da internet, UHULLL 😀

Mas ainda nada que brilhasse nossos olhos, então tomamos uma difícil decisão de investir ainda mais. Contratamos 4 funcionários para trabalhar exclusivamente com Marketing Digital na empresa, montamos um estúdio profissional e aumentamos o orçamento em anúncios.

No total foram mais de R$ 120.000,00 investidos no projeto e as vendas sim aumentaram absurdamente, mas ainda longe de pagar o investimento feito.

Até que depois de tanto experimentar dezenas de estratégias diferentes tivemos nosso BOOM de crescimento. Nos primeiros 45 dias de 2015 faturamos o mesmo que em 2014 inteiro.

14 equívocos dos negócios no instagram

Confesso que chorei de alegria quando vi que finalmente deu certo. Foi muito trabalho para chegarmos nesse resultado. No dia 25 de dezembro de 2014 eu passei o dia editando vídeo e o Luiz Gustavo criando as páginas, então você deve imaginar o tamanho da alegria que sentimos quando deu certo.

Estou te contando esse dramalhão todo para que você entenda que existem muitas formas de ter resultado através da internet, e provavelmente você já escutou muita gente dizendo qual a “fórmula do sucesso” do Marketing Digital!

Vou falar sobre isso mais a frente, mas adianto que não acredito em fórmula milagrosa de sucesso instantâneo! Acredito em trabalho estruturado com planejamento.

Meu nome é Evandro Mazuco, sou sócio da Agência Mito junto com o Luiz Gustavo. Também fundador do Gerenciar o Tempo Agora (projeto que mencionei anteriormente).

Com esse projeto conquistamos mais de 3.700 alunos em 5 países, 27.000 fãs no Facebook e mais de 20.000 seguidores no Instagram. Além de dezenas de convites para dar palestras em eventos e parcerias especiais, por exemplo, com o bilionário Flavio Augusto, dono do Orlando Soccer City e Wise Up, também com o SEBRAE-SC e muitos outros.

As mídias sociais foram pilares fundamentais para termos esse resultado, especialmente o Instagram e Facebook.

Por isso, apesar de ainda ter muito para aprender, posso te dizer com bastante precisão quais são os erros fatais que você não deve cometer no Instagram da sua empresa.

Gosto muito de usar o Instagram para fazer negócios, usamos muito a plataforma para trazer resultado para os nossos cliente aqui na Agência Mito.

O primeiro erro que a maior parte das empresas comete é ter uma Bio Pobre no perfil de Instagram.

Bio é a descrição do seu perfil e muitas empresas escrevem qualquer coisa apenas para ter algo, ou pior, não colocam nada.

descricao-bio-instagram

Esta é a primeira impressão que as pessoas terão do seu perfil, por isso capriche. A primeira frase precisa instigar a pessoa a querer saber mais.

Outro elemento que chama muito a atenção são os emojis 😉 🙂 , inclusive tem estudos que mostram que o uso deles mexe com a emoção das pessoas.

Outra dica é quebrar as linhas para organizar o texto assim como você viu nos exemplos acima. Um deles é o próprio perfil da Agência Mito e os outros dois são clientes.

É fundamental mudar essa descrição de tempos em tempos. Para finalizar faça uma chamada para ação para o telefone, seu site ou para uma página específica de produto.

O erro número dois é não gostar de vídeos

Postar apenas artes bonitas é frio e não gera uma forte conexão com o público. Não estou dizendo que você deve evitar artes bonitas, apenas afirmo que deve haver uma mescla de postagens profissionais e vídeos.

Lembre-se que pessoas gostam de pessoas, então deixe a vergonha de lado e gere conteúdo para a audiência através de vídeo. Se você perceber poucos concorrentes fazem vídeo.

Outra vantagem é que o vídeo tem um alcance maior que as fotos, ou seja, o Instagram enviará para mais pessoas se for um vídeo porque ele entende que é um conteúdo mais rico.

Outra situação bastante comum que detona com o perfil das empresas é copiar e colar, esse é o terceiro erro dos empreendedores no Instagram.

Copiar e colar é quando você dá um “print” nas artes de outros perfis e publica no seu perfil. Isso é prático e rápido, mas não cria identidade com o público.

E o pior, como essas postagens que você copia são boas os seguidores vão curtir bastante e gera a ilusão que seu perfil está crescendo certo!!

Mas as pessoas não estão criando conexão com você e sua marca, logo será muito difícil você conseguir vender alguma coisa para eles.

O quarto erro das empresas no Instagram é publicar conteúdo sem estratégia. Dar dicas aleatórias fará você ter muitos amigos, mas as empresas vivem de vendas.

Isso é muito mais comum do que você imagina…

Recebemos muitos contatos aqui na Agência perguntando como transformar fãs em clientes, mas na maioria dos casos o problema está na concepção do projeto e no público alvo, logo tem que fazer um grande esforço para colocar nos eixos.

Parece que falta só um detalhe, mas como o conteúdo publicado foi sem estratégia acabou atraindo o perfil errado de seguidores.

Por esse motivo que todo conteúdo deve ser parte de uma estratégia a longo prazo para fazer os seguidores avançarem na intenção de compra.

Conteúdo é rei, mas sem uma estratégia por trás vira plebeu!

Outro detalhe que as empresas negligenciam é não colocar uma localização onde a foto/vídeo foi feito. Este é o quinto erro.

14 equívocos dos negócios no instagram

Recomendo fortemente que você coloque a localização tanto na Bio do perfil quanto nas postagens.

E coloque a localização mesmo que você não tenha um local físico ou venda para o Brasil inteiro, pois as pessoas podem encontrar sua postagem pela localização.

Você pode não acreditar, mas seu perfil vai crescer se colocar a localização nas postagens. E ai vai uma dica de ouro, alterne a localização mesmo que as publicações sejam sempre do mesmo lugar.

Por exemplo, a Agência Mito fica em Florianópolis-SC então em alguns posts eu coloco “Floripa”, outros “Florianópolis“, também uso “Santa Catarina“ ou ainda “Rua Joe Collaço, 176” que é o nosso endereço. Faz isso que mais pessoas irão encontrar o seu negócio.

Espero que você tenha aprendido algo novo. Se sim recomendo que você baixe gratuitamente o infográfico que aponta Os 14 Erros das Empresas no Instagram.

Fizemos este infográfico com muita dedicação e não economizamos no conteúdo, são coisas que fazemos no dia a dia aqui na Agência e estamos compartilhando com você sem cobrar nada.

Por isso não deixe para depois, baixe o seu agora mesmo:
http://agenciamito.com.br/14-erros

Acredite no seu sonho pois ninguém poderá alcançá-lo por você.

Aproveite o poder da internet para divulgar seu negócio 24 horas por dia e 7 dias por semana, o famoso Negócio 24/7!

4.51 avg. rating (90% score) - 55 votes